quarta-feira, 27 de abril de 2011

Relações Raciais na Escola




"... Quando te encarei frente a frente, não vi
o meu rosto; chamei de mau gosto o que,
de mau gosto, mau gosto..."
(Caetano Veloso)



As visitas que são realizadas nas escolas por conta das atividades do Progestão nos mostram situações que nos fazem refletir, uma delas foi a questão das relações raciais na Escola, como a escola pode contribuir ou não para a formação da identidade de crianças negras.
O cotidiano escolar é representado por situações, vivências que são muitas vezes, reproduções de uma sociedade excludente. Sabemos que a escola precisa trabalhar determinadas situações de preconceito, violência etc. Até que ponto a escola está sendo coerente com a sua função social quando se propõe a ser um espaço que preserva a diversidade cultural, responsável pela promoção da equidade.
São inúmeras as situações que nos deparamos no nosso cotidiário escolar, tantas questões como o bullying, violência, preconceito racial e sexual. A escola pode inconscientemente ou não representar situações que aumentam ainda mais essa problemática. Não adianta trabalharmos, por exemplo, a questão da diversidade cultural, sendo que, continuamos realizando cartazes do dia das mães, como exemplo, com imagens de mães loiras, ou então, o que dizer dos cartazes do dia das crianças? Crianças brancas, cabelos lisos. Por que não construirmos cartazes com imagens diversas, índios, brancos, negros, gordos, com óculos etc. A questão dos cartazes é somente um exemplo, pois, podemos observar que, muitas vezes, a escola pode demonstrar a (re) apresentação de imagens caricatas. Dessa forma, compreendemos que a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito.
Na maioria das vezes, os alunos não se sentem representados nas histórias que lêem, nos vídeos que assistem, nas imagens que são apresentadas.
As escolas municipais Antônio Joaquim Alves (escola rural) e a Escolinha Geração do Futuro (urbana) confeccionaram imagens de crianças negras e utilizaram nos cartazes da escola, ações simples mas que são significativas, muitas vezes, os alunos negros são submetidos à uma violência simbólica, manifestada pela ausência da figura do negro no contexto escolar.



Escolinha Geração do Futuro
 

Escolinha Geração do Futuro


 

 

Escola Antônio Joaquim Alves


 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ESCOLAS EM AÇÃO


Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão". 
(João Cabral de Melo Neto)

As equipes escolares já perceberam a importância da avaliação institucional, tema trabalhado no módulo IX, e o quanto essa avaliação poderá favorecer a melhoria de suas unidades escolares.
Algumas escolas já realizaram a avaliação institucional. Visitamos a Escolinha Municipal Tia Arlinda e a Escolinha Professora Lucivalda Correia Ferraz, lógico que registramos tudo:

Dinâmica realizada com os pais
A escolinha Tia Arlinda realizou uma dinâmcia dos balões antes da avaliação. Nessa atividade cada pai recebeu um balão, representando o seu filho, as professoras ficaram no meio do círculo, assim, cada pai, lançaria seu filho (balão) para a escola (representada pelas professoras), o resultado: A escola sozinha não resolverá seus problemas, ninguém segurará todos os balões, é preciso, cada vez mais, a união entre escola e família.











AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLINHA MUNICIPAL PROFESSORA LUCIVALDA FERAZ PIRES.


Escola em Ação



No estudo do módulo II as equipes escolares teriam que realizar um projeto de motivação para os funcionários da escola, tivemos a oportunidade de discutirmos sobre a Síndrome de Burnout, um distúrbio que está presente em nosso meio escolar.
A Escolinha Municipal Professora Lucivalda Correia Ferraz Pires está realizando o projeto "Na trilha da Motivação". Esse projeto está dividido por etapas, com atividades em grupo e passeios com os profissionais da escola. 
Foi realizada uma visita em uma das atividades com os profissionais e registramos esse momento de descontração. O primeiro momento foi o jogo da vassoura, em outra visita, registramos uma aula de Yoga com os profissionais.
Professoras no Jogo da Vassoura



Aula de Yoga


E a escolinha ainda está realizando o projeto "A solidariedade toca aqui", com o objetivo de despertar nos alunos valores como : solidariedade, fraternidade, carinho e respeito ao próximo estabelecendo e ampliando cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular os interesses respeitando as diversidades e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Esse projeto tem como ações:
Oficina: Convidar a família para retratar no mural com as crianças e professores a importância da prática de ações solidárias e os seus resultados, trabalhando em seguida os números, conceito matemática: igual/diferente; maior/menosr; largo/estreito; andar pelo bairro carente, percebendo tipos de moradias, materiais, formas e tamanhos; realização de dobraduras de casa, pintura, número e vizinho (sucessor e antecessor); desenvolver no "rodão" de leituras atividades da realidade local que abordam a solidariedade, compreensão, união e respeito pelo outro; os alunos desenvolverão a campanha da solidariedade (arrecadação de roupas de frio e alimentos não perecíveis); visita ao Hospital com os alunos com a apresentação de fantoches na área de pediatria do mesmo.
Olha que lindo esse mural produzido pelos alunos   










"Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos." (Warren Bennis Autor Norte-Americano)

terça-feira, 19 de abril de 2011

"O que (não) fazer no Dia do Índio"




Hoje é o dia do Índio, mas deveria ser o Dia dos povos indígenas, devido a diversidade dos grupos étnicos que habitam ou habitaram o território brasileiro. Infelizmente, ainda em muitas escolas, há uma imagem equivocada desses grupos, uma imagem estereotipada, como se todos os índios usassem cocares e fossem tupi-guaranis.
Aproveitando essa data postamos uma matéria da Revista Nova Escola bem propícia para refletirmos sobre essa temática, confira: 
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml

Por que não inserirmos essa temática no nosso cotidiano escolar e não lembrarmos dos indígenas apenas no dia 19 de abril ou nas comemorações folclóricas?
Em uma visita realizada em uma das escolas municipais, nos deparamos com um trabalho proposto pela professora Darlene Luz, do Centro Educacional Waldir Magalhães. Os alunos realizaram ilustrações de alguns contos indígenas, postamos alguns:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ENCONTRO DO MÓDULO IX/X


"Começar não é difícil,
terminar já é um pouco mais.
Mas o que é realmente difícil
mesmo é continuar!
Se há uma oração que
todos devem fazer é esta:
NÃO DEIXES QUE EU ME CANSE!
(Padre Zezinho)

Embora a imagem que postamos acima seja linda (da artista plástica Bruna Truffa), é justamente o que nossos educadores não podem estar, cansados, vamos recarregar nossas energias.

Esse encontro favoreceu para refletirmos sobre a importância da articulação do PPP com as políticas públicas, a natureza e finalidade das Availações Externas e o que as escolas fazem com os resultados dessas avaliações.

No nosso 4° encontro do Progestão trabalhamos com o seminário de experiências do módulo X e o aprofundametno do mesmo e a apresentação do módulo IX. No primeiro momento foi realizado o estudo do módulo X: " Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?". No segundo momento, realizamos a socialização das atividades do caderno do mesmo módulo.
Para iniciarmos as atividades do encontro, foi apresentada uma dinâmica de aquecimento, "O jardim encantado". Essa dinâmica é bem simples: distribuimos flores (de EVA) de diversas cores para os cursistas: azul, amarelo, rosa, vermelho, laranja e branca, logo após, apresentamos os slides onde cada flor deveria realizar o que o texto pede, como abraços, aperto de mão etc. Essa dinâmica tem um efeito de aproximação do grupo e nos faz refletir sobre a importância da integração e harmonia das equipes escolares, afinal, há uma grande diferença entre grupo e equipe. Você faz parte de um grupo ou faz parte de uma equipe?

Disponibilizamos os slides dessa dinâmica:

O abraço dos cursistas no final da dinâmica.


O seminário de experiências, as equipes apresentaram as atividades realizadas nas escolas do módulo X, esse momento foi propício para refletirmos e analisarmos sobre os objetivos das avaliações externas e como as mesmas podem auxiliar na melhoria do trabalho da equipe escolar e também, como esses resultados podem subsidiar nas ações do PPP, "a avaliação precisa ser espelho e lâmpada".

 Equipe do Padre Vergílio Zoppi, apresentado os seus resultados.

A equipe do Centro Educacional Jerosmiro dos Santos Pereira apresentando também os seus resultados.

A equipe do Centro Educacional Antônio Joaquim Alves em ação.
 Apresentação da equipe do Centro Educacional Major Waldir Magalhães
Apresentação do Centro Educacional Luís Dantas Silva

A Escolinha Lucivalda analisa as metas do PNE

Apresentação da equipe da Escolinha Tia Arlinda

Apresentação da equipe da Escolinha Geração do Futuro


Apresentação da equipe do Centro Educacional Antônio Rodrigues

Apresentação da Equipe do Centro Educacional Moisés Franco


APROFUNDAMENTO DO MÓDULO X
No estudo do módulo X, a equipe da Escolinha Lucivalda Ferraz estava tão inspirada que foi feita uma paródia, confira:
"Tá na hora,
tá na hora,
tá na hora de articular
O Projeto Pedagógico
com as Políticas educacionais.
Chegam, chegam as mudanças
No contexto escolar,
dê um pulo para frente,
buscando a qualidade e o desempenho melhorar
Com a gestão democrática
A escola só tem a ganhar;
Articular, articular, ah, ah, ah;
Articular, articular, ah, ah, ah;
Articular, articular! Para a escola melhorar."
(ILARIÊ - XUXA - paródia feita pelas cursistas Silva Gomes, Selma Cristina, Zeilda Rocha e Janiete Luz)

MAIS FOTOS DAS EQUIPES ESCOLARES:



Para finalizar...A mensagem de encerramento... Mas ainda não damos o nosso ponto final...




FOLDER DO ENCONTRO: https://docs.google.com/leaf?id=0B2wao6bTyqdHNDU2ZTQxZTMtYzQ0NS00ZjZjLWE4ZjItY2UyNjMxZGU0ZThi&hl=pt_BR

Apresentamos também o livro Zoom, que você pode fazer o download, esse livro é bem interessante porque permite uma reflexão acerca da necessidade de se buscar a visão da totalidade e não apenas uma parte dos fatos e daquelas situações que vivenciamos.