quinta-feira, 10 de março de 2011

MÓDULO X


"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"


O módulo X tem como tema central "Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar". O objetivo é promover mudanças qualitativas no desempenho escolar a partir da articulação do Projeto Pedagógico da escola com as políticas públicas da educação, voltadas para a melhoria da qualidade da educação.
Este módulo está voltado para a promoção da articulação necessária entre gestão pedagógica da escola básica e as políticas públicas da educação.
Gestão Pedagógica + Políticas Públicas + Resultados das avaliações externas + Desempenho escolar, o que esses elementos têm em comum?
O encontro foi realizado nos dias 28/02 e 01/03/11. Os cursistas discutiram sobre políticas públicas, qualidade na educação, avaliações externas, como a Prova Brasil, além de apresentarem as atividades realizadas do módulo II.
O coordenador regional Elielson Teixeira também esteve presente fazendo a abertura do encontro.
Nesse encontro houve o estudo do módulo X, os assuntos abordados pelo mesmo são fundamentais para as mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar. Estudamos sobre políticas públicas e sua articulação com o Projeto Pedagógico, avaliações externas, o caso da Prova Brasil, sua metodologia e finalidades e como articular os resultados das avaliações externas com as ações previstas no Projeto Pedagógico.



A qualidade na educação também foi outro tema estudado nesse encontro. Os cursistas discutiram sobre o conceito de qualidade na educação. 
Qualidade na educação é um conceito histórico e se altera no tempo e no espaço, ou seja, o alcance do referido conceito vincula-se às demandas e exigências sociais de um dado processo histórico. Como afirma Gadotti:
"Quando a escola pública era para pouco, era boa só para esses poucos. Agora que é de todos, principalmente para os mais pobres, ela precisa ser apropriada para esse novo público, ela deve ser de qualidade sociocultural. Isso significa investir nas condições que possibilitam essa nova qualidade que inclui transporte, saúde, alimentação, vestuário, culura, esporte e lazer. Não basta matricular os pobres na escola (inclusão). É preciso matricular com eles, também, a sua cultura, os seus desejos, seus sonhos, a vontade de "ser mais" (Freire). É preciso matricular o projeto de vida desses novos alunos numa perspectiva ética, estética e ecopedagógica" .
É necessário fazer uma projeção do que precisa ser modificado na escola ou na atitude das pessoas e identificar possibilidades de como promover mudanças.



É preciso "vontade política de mudar", é necessário realizarmos um redimensionamento nas ações da escolas, redimensionar o Projeto Pedagógico, que é a identidade da escola.
Como mensagem para os cursistas neste encontro, foi apresentado o texto "Quem atrapalha a sua Vida", de Luiz Fernando Veríssimo (http://chris-detudoumpouco.blogspot.com/2009/03/quem-atrapalha-sua-vida.html), os cursistas foram convidados a abrirem uma caixa e no interior da mesma havia um espelho, uma adaptação da mensagem que foi lida após todos os cursistas abrirem a caixa, "o mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos" (Veríssimo).



As apresentações das atividades do módulo II foram bem diferenciadas, as equipes mostraram seus
 resultados com muita criatividade e senso crítico, apontando o que precisa ser mudado em suas escolas.

As equipes apresentaram também seus projetos de motivação da equipe escolar, discutimos sobre a síndrome de "burn-out" e, o mais importante, é que esses projetos serão aplicados, algumas equipes já estão realizando-os em suas respectivas unidades escolares.





E olha a imagem que a equipe do Centro Educacional Jerosmiro dos Santos Pereira exibiu no encontro:



Não queremos terminar assim, não é mesmo???





E a equipe do Centro Educacional Clériston Andrade ofereceu um estimulante para os cursistas, uma mensagem que faz parte do projeto realizado em sua unidade escolar:



 Os cursistas ganharam a camisa do PROGESTÃO e um marcador de página para as suas leituras dos próximos módulos:








FOLDER DO ENCONTRO: Encontro Módulo X


E para não finalizar ...

video



Saudações aos que têm coragem e vontade de mudar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário