quinta-feira, 26 de maio de 2011

Escola e comunidade: um desafio



Sabemos que participação da comunidade na escola não é apenas a sua presença em projetos e eventos realizados pelas unidades escolares. É um grande desafio promover, envolver a participação da sociedade em colegiados, grêmios, associações de pais e mestres etc. A comunidade escolar precisa cultivar essa prática de participação democrática, de tomada de decisões, fortalecendo os órgãos colegiados. A gestão escolar, numa perspectiva democrática, tem características e exigências próprias. Para efetivá-la, devemos observar procedimentos que promovam o envolvimento, o comprometimento e a participação das pessoas. Para isto, torna-se necessário promover atividades e exercer funções que promovam a presença e o fortalecimento da atuação das pessoas no interior das escolas. No entanto, o modo democrático de gestão envolve o exercício do poder, incluindo os processos de planejamento, a tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados, etc... Trata-se, portanto, de fortalecer procedimentos de participação das comunidades escolar e local no governo da escola, descentralizando os processos de decisão e dividindo responsabilidades. O módulo II, "Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?", atenta para essa questão: " Nas escolas e nos sistemas de ensino, a gestão democrática tem por objetivo envolver todos os segmentos interessados na construção de propostas coletivas de educação. Nessa ótica, os processos de gestão da escola vão além da gestão administrativa, eles envolvem ações que procuram estimular a participação de diferentes pessoas e articular aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos para atingir um objetivo específico: promover uma educação de qualidade "que abranja os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais" (Lei de Diretrizes e Bases da  educação Nacional, nº 9.394/96, art. 1º). (p. 16).
Apresentamos aqui um projeto que está sendo realizado pela Escolinha Municipal Tia Arlinda, "O nascer de um Jardim", uma atividade em que há a presença dos pais na escola, esses momentos são interessantes porque aproximam mais a família na escola, os pais se sentem parte da unidade, tomam decisões, participam da educação dos seus filhos.
O "Nascer de um Jardim" partiu de uma das atividades propostas no módulo I, "Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?". Esse projeto parte da premissa de como a escola pode se tornar um espaço de convivência onde todos aprendem? Com isso os pais foram convidados para participarem da elaboração do projeto e, está sendo realizado por etapas, a primeira etapa foi a sensibilização da proposta, depois foi o plantio das mudas de flores e, diariamente as crianças cuidam de suas flores em horários alternados. Confiram essas primeiras etapas, daqui uns dias registraremos um lindo jardim:











Diariamente, em horários alternados, as crianças regam as suas plantinhas.


Outra escolinha que partiu das atividades do Progestão é a Escolinha Professora Lucivalda Ferraz, com o projeto "A solidariedade toca aqui", está realizando, ao longo do ano, diversas atividades envolvendo toda a comunidade, desde doações de agasalhos, visitas ao abrigo Lar do Ancião, visitas ao hospital no setor de pediatria, para a equipe da escola a solidariedade se pratica desde a infância.







Com o PROGESTÃO percebemos cada vez mais que "um galo sozinho não tece uma manhã"!!!
Para reforçar ainda mais o tema tratado nesse post no site da revista Nova Escola tem um artigo sobre "como atrair os pais para a escola", acesse no link : http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-atrair-pais-escola-423311.shtml

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